Informe saúde

Voltar
cisco

Cistos no ovário

15 de julho de 2015

Mensalmente os ovários produzem um óvulo. Este óvulo é envolto por um saco chamado folículo. Durante a ovulação o folículo se rompe e libera o óvulo para trompa, onde pode ser fertilizado. Após a ovulação este folículo vazio passa a ser chamar corpo lúteo, produzindo hormônios pró – gestacionais.

Como os cistos ocorrem?

Cistos ovarianos são comuns e podem ocorrer desde o nascimento. A maioria dos cistos resulta de mudanças hormonais fisiológicas que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Os cistos tem dimensões variadas e aspectos diferentes de acordo com seu conteúdo. Podem também romper e sangrar causando dor intensa, podendo ser confundido com doenças pélvicas agudas como apendicite.

Os A maioria dos cistos é benigno, mas também podem ser malignos.

Tipos de cistos

– Cistos funcionais

Os mais freqüentes são os cistos funcionais que aparecem durante o processo ovulatorio normal, chamados de cistos foliculares e corpo luteo. Estes cistos são usualmente assintomáticos e resolvem espontaneamente. Em algumas situações, quando excessivamente grandes ou quando resultarem em dor, o médico pode trata-los clinicamente, com o uso de hormônios ou cirurgicamente através de videolaparoscopia.

– Dermoide

Estes cistos são formados por tecidos embriologicamente diferentes, podendo ser compostos por cabelo, gordura e ossos. Em geral são pequenos e assintomáticos e podem ocorrer nos dois ovários.

– Endometriomas

Estes cistos são formados por tecido endometrial e respondem as alterações hormonais normais do ciclo menstrual, ocasionando seu crescimento e dor especialmente durante o período menstrual.

Existem ainda outros cistos, que ocorrem com menor freqüência, e todos precisam de avaliação medica para decisão da melhor conduta terapêutica.

– Diagnóstico

A maioria dos cistos é assintomático. O diagnostico pode ser feito através do exame físico, e do toque vaginal. Os exames de imagem como o ultra-som pélvico e endovaginal tem mostrado cistos cada vez menores e suas características, ajudando a decisão terapêutica do método.

O acréscimo do doppler ao ultra-som vaginal ajuda a estudar o tipo de vascularização dos cistos , complementando o arsenal diagnostico do médico.

A vídeo-laparoscopia e um tipo de cirurgia feita através de equipamento especial que é usada para diagnostico e tratamento e por ser uma cirurgia menos invasiva e muito difundida em nosso meio.

Testes sanguíneos podem ser utilizados para pesquisa de marcadores produzidos por alguns tipos de cistos com o CA 125.

Outros exames podem ser utilizados como Ressonância Magnética da pelve.

Sinais de câncer no ovário

Volume abdominal aumentado.
• Perda do apetite e perda de peso.
• Dor pélvica.
• Antecedente familiar de câncer de ovário.
• Cistos volumosos com conteúdo heterogêneo com vegetações em seu interior.
• Nódulos sólidos nos ovários.
• Ascite

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone