Informe saúde

Voltar
esps-casos-de-infeccao-urinaria

Infecção do trato urinário

15 de julho de 2015

A Infecção do trato urinário (ITU) e o segundo tipo mais comum de infecção do organismo.Uma em cada cinco mulheres desenvolvera ITU durante suas vidas.

Causas

Normalmente a urina e estéril, livre de bactérias, vírus e fungos.

A uretra é um tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Quando microorganismos atingem a uretra, eles iniciam sua multiplicação. Estas infecções normalmente se originam do intestino, por uma bactéria chamada Escherichia Coli ( e. Coli). A partir daí as bactérias atingem a bexiga e levam a cistite e podem viajar através dos ureteres ate os rins, levando a uma infecção mais grave, chamada de pielonefrite,a qual é grave e pode necessitar internação e medicação endovenosa.

Ter bactérias na urina não significam uma infecção. Algumas pessoas, especialmente adultos idosos, podem ter bactérias na urina sem sinais ou sintomas de infecção.

Cistite também pode ocorrer após o ato sexual. Meninas e mulheres são mais suceptiveis a ITU, pela proximidade do anus com a uretra feminina.

Nos homens, a ITU em geral e resultado de microorganismos adquiridos com o contato sexual como gonorréia e chamydia.

Sinais e Sintomas

Urgência urinaria
Sensação de queimor
Pequenos volumes urinários a despeito da urgência
Dor pélvica e sensação de pressão sobre o anus
Urina escura, com sangue, turva ou com odor desagradável

Em geral uretrites e cistites não causam febre , e sua ocorrência pode significar que a infecção atingiu os rins e neste caso pode ser acompanhada de dor lombar, náuseas e vômitos.

Em crianças os sintomas de ITU pode ser confundidos com outras doenças e deve ser considerado, quando a criança se apresenta irritadiça, sem apetite, com mudanças do padrão urinário ou com febre inexplicada.

Fatores de risco

Algumas pessoas tem maior predisposição a desenvolver ITU, as mulheres especialmente. Uma razão chave para isso e a anatomia feminina, pois a uretra é mais curta que a do homem, encurtando a distancia para que os microorganismos atinjam a bexiga.

Mulheres com vida sexual ativa, também tem mais infecções urinarias, pois o ato sexual provoca certa irritação da uretra. O uso de diafragma, espermicidas vaginais e anticoncepcionais, também tem maior risco.

Após a menopausa os tecidos da uretra,vagina e base da bexiga se tornam mais finos e frágeis, pela perda do estrógeno e as ITU podem se tornar mais freqüentes.

Outros fatores incluem:
• Obstruções a saída de urina, como o aumento prostático e cálculos renais.
• Diabetes e doenças crônicas que reduzam a imunidade.
• Corticoterapia e quimioterapia.
• Uso crônico de cateteres na bexiga.
• Crianças com anomalias anatômicas das vias urinarias.

Diagnóstico

Seu médico devera suspeitar de infecção urinaria através do quadro clínico e sua confirmação será através de exames de urina, cujos cuidados na coleta deverão ser orientados pelo laboratório.A cultura da urina revelara os microorganismos presentes e orientara o tratamento adequado.

Eventualmente o ultra-som devera ser pedido para investigação do trato urinário.

Raios X podem ajudar na pesquisa de cálculos e eventualmente pode ser necessário a cistoscopia para que o medico visualize a bexiga e uretra.

Tratamento

O tratamento se baseia nos resultados dos exames de urina e da historia do paciente, sendo feita através de drogas antibacterianas, em geral antibióticos. A duração do tratamento depende de situações individuais a serem estabelecidas para cada caso.

O aumento da ingestão de líquidos ajuda a diluir a urina e a limpar o trato urinário.

Aos fumantes e recomendado para de fumar, pois a nicotina e um dos maiores promotores de câncer de bexiga.

Prevenção

• Beba líquidos, principalmente água. O uso de Cranberry juice apresentou em alguns estudos propriedades antimicrobianas, e a Mayo Clinic recomenda sua ingestão.

• Urine sempre que tiver vontade, evite reter a urina por longos períodos.

• Pratique a boa higiene pessoal. Após urinar ou evacuar, limpe-se na direção da vagina para o anus

• Realize a higienização da vagina antes e após o ato sexual e esvazie a bexiga logo após.

• Tente novas posições sexuais com menor fricção da uretra.

• Evite produtos potencialmente irritantes para higiene intima.

• Use roupa intima de algodão.

Infecções recorrentes

As infecções recorrentes normalmente são estressantes e frustrantes, consumindo tempo e dificuldade no tratamento e causa nunca pode ser encontrada.

O instituto Nacional de Saúde dos EUA, tem realizado pesquisas que revelam que algumas bactérias tem a habilidade de aderir as células do trato urinário, formando uma película sobre sua superfície. Outras linhas de estudo, sugerem que algumas mulheres não produzem antígenos protetores e portanto as células da bexiga e uretra permitem com que essas bactérias fiquem aderidas a elas, porem mais estudos serão necessários para comprovar essas hipóteses.

Mulheres com três ou mais infecções ao ano devem pedir ajuda ao medico. Baixas doses de antibiótico podem ser usadas por períodos longos, sem efeitos nocivos significativos. Pode-se recorrer ao uso de antibiótico após o ato sexual ou logo após o aparecimento dos sintomas.

Fonte:
Mayo Clinic
National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse
American Urological Association

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone